Projeto de Vida

Longevidade, qualidade de vida e bem-estar

Comportamento do consumidor

E o que vem a ser consumidor? Ser consumidor é ser humano. Ser consumidor é alimentar-se, vestir-se, divertir-se… é viver” (KARSAKLIAN, 2000, p.11).

As necessidades que envolvem o consumo são muitas, e cada vez mais importantes, até mesmo para o conhecimento das empresas. Sabe-se que cada consumidor tem uma particularidade única no ato de consumo e os empreendedores devem considerar as diversas variáveis que podem influenciar neste comportamento de compras do consumidor, a fim de obter êxito em suas empresas. Observar esse consumidor requer um estudo minucioso e cuidadoso a fim de que esse empreendedor possa conhecer melhor o consumidor em potencial.

Podemos qualificar a palavra consumidor como uma ou mais pessoas ou empresas, que compram ou utilizam produtos e serviços para uso próprio. As motivações podem ser as mais diversas para induzir esse consumidor a compra, desde fatores fisiológicos (fome e sede) ou psicológicos (emocionais, reconhecimento e etc..), na maioria das vezes é preciso uma motivação maior para a satisfação e decisão de compra.

“Mais do que nunca, compreender o consumidor é reconhecida como uma necessidade vital não apenas para as empresas, mas para toda a organização que se assuma como orientada para o mercado” (DUBOIS, 1998, apud VIEIRA, 2004.)

Deixe uma resposta